Tecnologias Digitais na Educação Matemática: contribuições de uma década de GPTEM – Ebook gratuito

R$0,00

Organizadores:
Marco Aurélio Kalinke
Neumar Regiane Machado Albertoni
1ª Edição
184 páginas
ISBN: 978-655887-265-8
Ano: 2022

Descrição

A necessidade de buscar o entendimento de conceitos fundamentais para melhorar a compreensão sobre determinado assunto é uma preocupação permanente para quem desenvolve pesquisas e estudos educacionais, como por exemplo, o GPTEM (Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática). O grupo completa, em 2022, dez anos de ampla atuação em pesquisas na área de ensino. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com as interconexões entre e Educação Matemática e as Tecnologias Digitais e, dentre as principais temáticas de pesquisa, destacam-se as lousas digitais, objetos de aprendizagem, robótica, inteligência artificial, programação intuitiva e Scratch. Nestes dez anos o GPTEM proporcionou à comunidade científica estudos e pesquisas diversos, tornando-se um importante espaço de ampliação do conhecimento científico, sempre tendo como premissa a aprendizagem colaborativa e construtiva. Com uma fundamentação teórica consistente, os capítulos deste livro apresentam os estudos e pesquisas que o grupo desenvolveu nesta primeira década de existência, apresentando reflexões e possibilidades relativas ao uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática. O texto oferece uma ampla visão sobre as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do GPTEM, com capítulos que se completam e se complementam, oportunizando conhecimento sobre o que foi produzido e levando a compreensões que podem ser relevantes para a comunidade acadêmica e demais interessados pelo tema. Além de apresentar o que já foi realizado, a presente obra contribui, também, para identificar novos campos de interesse para pesquisadores interessados, em busca de somar esforços e compreensões sobre a temática.